"CATCH THE GHOST" (2019) - DE TUDO UM POUCO | SEU DORAMA

Ultimamente eu tenho estado em uma vibe Kim Seon Ho, e um dos dramas que eu mais estava desejando assistir era "Catch the ghost", então finalmente decidi começar. Uma das coisas que me perguntei logo de cara foi o motivo desse drama ser tão pouco falado na Dramalândia e também não estar disponível em nenhuma das plataformas oficiais de stream (ouvi rumores de que estará disponível na Netflix em breve, mas não temos data oficial). Cheguei até a pensar que poderia ter acontecido alguma polêmica envolvendo algum dos atores ou a temática, mas não consegui encontrar nada. Considerando minhas primeiras impressões, fiquei triste por ver esse drama sendo tão subestimado, então vamos destrinchar ele juntos porque tópicos não faltam nesse projeto.


Vou começar pelo fato desse drama não se enquadrar em um gênero específico. Se vocês olharem pra os pôsteres de divulgação vão perceber que cada um passa uma vibe diferente para a produção. Comédia, suspense, ação, romance... Temos de tudo um pouco por aqui, mas o teor cômico ainda acaba roubando a cena na maioria das vezes. Então esse é um drama pra quem gosta de dar umas boas risadas mas também curte um plot instigante.

"Catch the ghost" conta a história de Go Ji Suk (Kim Seon Ho), o chefe do departamento da polícia do metrô, um policial aparentemente pacato que apenas se esforça para fazer o trabalho que lhe foi designado, e Yoo Ryung (Moon Geun Young), uma patrulheira que sonha em trabalhar neste mesmo departamento. Ambos policiais se conhecem no metrô, após um mal entendido cometido por Ryung, e quando a policial se candidata à vaga para se tornar parceira de Ji Suk no departamento do metrô, suas vidas são sacudidas pelos extremos das suas personalidades. A extrema cautela e sabedoria de Ji Suk e a impulsividade e senso de justiça de Ryung são uma combinação perturbadora porém muito eficaz e faz com que os policiais se dediquem intensamente para resolver os casos do seu departamento, incluindo o grande mistério dos assassinatos em série cometidos pelo suspeito conhecido como "Fantasma". O enredo principal gira em torno do caso do Fantasma, mas durante os episódios vemos também diversos pequenos casos que vão surgindo no dia-a-dia do departamento do metrô.
 

FALANDO SOBRE OS PERSONAGENS

 
GO JI SUK, A CAIXINHA DE SURPRESAS
 
A personalidade de Ji Suk é um dos pontos altos pra mim nesse drama. A forma como ele põe os cuidados com a sua mãe como prioridade é algo muito impressionante e admirável, mesmo que acabe também sendo um fator triste em sua história. Ji Suk é extremamente responsável, mas por precisar manter seu emprego pra sustentar os cuidados com a sua mãe, acaba se tornando rígido e inflexível, perdendo a paixão pelo propósito da sua profissão e se tornando um funcionário público acomodado, que não quer sair da zona de conforto e sempre delega funções. A mãe de Ji Suk foi acometida por mal de Alzheimer quando o detetive estava para ser promovido para a divisão metropolitana, fazendo com que o detetive precisasse optar por um cargo menos perigoso e com um horário mais flexível para se dedicar aos cuidados com ela. Nos primeiros episódios, é difícil analisar a personalidade de Ji Suk com precisão. Apenas no quinto episódio do drama podemos ver que o policial começa a se expressar mais e a mostrar o que realmente pensa e gosta de fazer, e isso se dá em grande parte pela influência de Ryung em sua vida. Como eu mencionei no início, estou na minha vibe Kim Seon Ho, e não posso deixar de exaltar o trabalho desse homem. Estreou tarde, meu filho! Seon Ho é um excelente ator, mas acho que a veia cômica dele é a galinha dos ovos de ouro. As expressões e atitudes cômicas não soam exageradas, e sempre que ele está em uma cena cômica, é muito difícil segurar a risada porque tudo parece muito natural. Se você não conhece esse lado extrovertido do ator, recomendo que assista alguns episódios do show de variedades "2 days and 1 night", temporada quatro. Mas o que me impressiona no Seon Ho é que mesmo tendo essa facilidade para cenas descontraídas, ele também consegue transmitir muita emoção nas cenas mais densas. As cenas com a mãe do Ji Suk me partiram o coração de verdade. Eu tenho dificuldades em me envolver com dramas de ação porque tudo sempre parece muito falso pra mim, mas eu quase consegui acreditar que Seon Ho era um policial de verdade quando vi ele correndo e pulando catracas naquele metrô. E de uniforme? Tem policial mais lindo?

 YOO RYUNG, A SEM NOÇÃO
 
Ok, essa personagem foi um processo complicado pra mim. A personalidade de Ryung não foi algo que me cativou de primeira. Durante os episódios eu comecei a entender um pouco as suas atitudes, mas ainda assim eu achei que por muitas vezes ela agiu com egoísmo e com falta de confiança. Nos primeiros episódios descobrimos que Ryung tinha uma irmã gêmea com autismo e que suas suspeitas são que essa irmã tenha sido uma das vítimas do Fantasma do metrô. Por conta disso, Ryung passa por cima de normas e até mesmo de pessoas, como Ji Suk. Fiquei muito chateada em alguns momentos onde a personagem simplesmente complicava tudo para o detetive e não demonstrava nenhum sinal de arrependimento. Como mencionei, os traumas são compreensíveis, mas ainda assim senti falta de empatia e de sentimentos para com o personagem de Seon Ho. Mas alguns pontos altos dessa personagem pra mim é o fato dela ser altamente corajosa e determinada. O seu exagero fez com que Ji Suk saísse da zona de conforto, trazendo equilíbrio para ambos. Moon Geun Young é uma atriz sênior reconhecida na Dramalândia principalmente pelo seu papel em "Autumn Tale", mas eu nunca tinha visto seu trabalho antes. Esse foi o seu retorno após 4 anos de hiato, e eu gostei muito da forma como ela desempenhou o seu papel, principalmente por interpretar também Yoo Jin com seus traços de autismo. Espero vê-la em mais papéis futuramente e com certeza vou pesquisar mais os seus projetos antigos.

HA MA RI, A DESNECESSÁRIA
 
Tudo bem... Alguém me explica essa personagem porque eu sinceramente desisti dela logo no início. A detetive Ha Ma Ri é a ex-namorada de Ji Suk e chefe do departamento investigativo metropolitano. A detetive era parceira de Ji Suk quando o mesmo também atuava nessa divisão, mas quando Ji Suk pede transferência para Polícia do Metrô por conta da situação da sua mãe, a detetive não aceita e rompe o relacionamento alegando que Ji Suk era fraco e sem ambição. Em certo ponto, Ma Ri não tem culpa de estar indignada pois Ji Suk não fala nada sobre a situação da sua mãe para ela, mas mesmo assim, a postura de Ma Ri ao longo do drama é simplesmente ridícula. Além de não assumir a responsabilidade por ter negligenciado o caso do desaparecimento de Yoo Jin, a detetive começa a agir de forma ofensiva em todo o tempo quando se dirige a Ryung e Ji Suk, chegando a ser insuportável em muitos momentos. Não conseguimos ver arrependimento sobre a sua conduta, uma mudança de perspectiva... Nada. Ela vai nadando conforme a maré e começa a cooperar em algumas situações, mas muito mais por falta de opção do que por consciência. Enfim, essa personagem foi totalmente desnecessária e sem noção pra mim. Jung Yoo Jin é maravilhosa e eu quero muito vê-la como uma personagem principal que não seja uma antagonista.

A TRUPE DOS DETETIVES 
 
 Não vou mencionar um por um, mas a equipe de detetives também foi um ponto alto pra mim no drama. Os detetives da estação de metrô foram muito divertidos e úteis para o plot, fazendo com que a trama se tornasse fluída e mais leve. Vou fazer uma menção honrosa para Kim Woo Hyunk (Ki Do Hoon), que mesmo não tendo muitas chances como uma das partes do triângulo amoroso com Ryung e Ji Suk, ele foi um personagem consistente e interessante, que não me deixou com ranço em nenhum momento.
 

SOBRE O FINAL (COM SPOILERS)

 
Precisamos falar um pouco sobre essa trama. A história do Fantasma do metrô é bastante envolvente no início, mas com o passar dos episódios eu senti que talvez ela terminasse de uma forma muito confusa ou sem um desfecho convincente, e foi exatamente isso que aconteceu. Eu não sei se acabei divagando um pouco na história durante o processo, mas pra mim tudo foi muito corrido nos últimos 4 episódios e algumas coisas acabaram ficando forçadas como a relação dos outros "Gafanhotos" com os assassinatos em série. Em algum ponto foi dito que o assassino teria um transtorno de múltiplas personalidades, o que fez com que nós focássemos no outro integrante da gangue, mas depois descobrimos tudo e isso é ignorado... Achei muito forçado a reprodução do tique no ombro por parte do Kim Yi Joon para apontar para o sem-teto, o que me fez desacreditar um pouco no plot. Mas mesmo com esses detalhes, eu ainda achei a história bastante eletrizante e eu consegui ficar vidrada até o final pra ver o desfecho. A história das irmãs foi algo emocionante também, mas eu acho que poderia ter sido melhor explorada durante os episódios. Achei que a personagem da Yoo Jin seria muito interessante se tivesse mais tempo de tela. Talvez se o drama não focasse nas histórias paralelas nos episódios iniciais e focasse em desenvolver a história de forma mais consistente, isso não teria acontecido. A química entre Ji Suk e Yoo Ryung foi algo que também não me animou. Eu fiquei muito mais envolvida com a história dos assassinatos do que com o romance em si e acredito que foi por conta da falta de noção da Ryung na relação. Eu quase não queria que ela terminasse com o Ji Suk, tamanho ranço que fui tomando (risos).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 
Como narrei no início do post, acho que este drama foi bastante subestimado considerando o plot e seu desenvolvimento. Não acho que ele seja um drama perfeito, até pelos pontos que já mencionei acima, mas também acredito que é necessário exaltar essas partes interessantes. Acredito que com o sucesso do Kim Seon Ho atualmente ele vai acabar caindo na boca do povo em breve, e eu vou fazendo a minha parte mencionando ele por aqui. Então, se você procura um drama divertido e ao mesmo tempo uma história cheia de reviravoltas e detalhes, você vai gostar desse aqui.
 
 
 
 
Na escala Mari, ele está classificado como "UM BOM DRAMA", com 7 estrelas.

 
ONDE ASSISTIR: Infelizmente, não está disponível em nenhum stream oficial, sendo encontrado só em alguns fansubs. Mas em breve estará na Netflix. Vamos esperar ansiosamente!
 
 
 
Até o próximo dorama!
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

"FIND ME IN YOUR MEMORY" (2020) - UM CLICHÊ NADA CLICHÊ | SEU DORAMA

Esse foi o poster que não curti.   Sou apaixonada pelo trabalho da Moon Ga Young, então esse drama já estava na minha lista há algum tempo. ...